Gestão Educacional *** NOVO ***

Objectivos do Curso:

O Curso de Mestrado em Gestão Educacional visa qualificar os profissionais da educação para o exercício das funções de direção e de gestão pedagógica e administrativa nos estabelecimentos de educação e ensino e outras organizações educativas, capacitando-os, nomeadamente, para:

i) Analisar e interpretar a escola e as organizações educativas à luz dos contributos teóricos das ciências da educação, designadamente nos domínios da sociologia da educação e da escola, da política educativa ou da educação comparada, das ciências da organização e, ainda, da administração pública e do direito administrativo;

ii) Fundamentar o processo de tomada de decisão em procedimentos de investigação e de inovação educacional;

iii) Utilizar métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros;

iv) Elaborar projetos educacionais e financeiros, respeitando o primado da dimensão pedagógica;

v) Avaliar contextos, situações, programas, processos e produtos educativos, quer a nível institucional quer a nível intermédio, com vista a melhorar a qualidade dos projetos educativos.

Duração do Curso:

O curso tem a duração de 2 anos.

Perfil de Entrada e Condições de Acesso: 

O Mestrado em Gestão Educacional tem por destinatários preferenciais os dirigentes, pedagogos, educadores e académicos de nível superior das diversas áreas da educação, admitindo-se igualmente a sua frequência por estudantes e técnicos com habilitações adequadas e interesse na área que pretendam prosseguir os seus estudos de segundo ciclo.

Serão admitidos à matrícula no curso de Mestrado em Engenharia Informática, os cidadãos nacionais ou estrangeiros que reúnam as condições constantes na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 54/VII/2010, publicada no Boletim Oficial n.º 17, I Série, de 07/05/10) e com base no Decreto-Lei nº 20/2012, de 19 de julho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 12/2015, de 24 de fevereiro, que estabelece o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, e no Decreto-Lei nº 22/2012, de 7 de agosto, que estabelece o Regime Jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior.

De acordo com a estrutura curricular e com as condições das instalações físicas da Universidade do Mindelo, o número mínimo de candidatos a admitir é de 20 (vinte) e o máximo de 40 (quarenta).

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

i) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;

ii) Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;

iii) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;

iv) Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da UM como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Em caso de necessidade serão observados os seguintes critérios de seleção:

- Classificação final da Licenciatura;

- Mérito da informação curricular e científica;

- Entrevistas/provas de seleção.

Para os casos não previstos, a admissão será da responsabilidade do Conselho Científico da Universidade do Mindelo.

Perfil de Saída

Ao gestor educacional deverá corresponder um perfil a construir sobre quatro dimensões: ética, formativa, relacional e social e investigativa. O Mestre em Gestão Educacional terá um perfil académico profissional multidisciplinar baseado nas áreas de conhecimento que sustentam a abrangência da sua intervenção, nomeadamente, gestão de instituições educativas públicas ou privadas, áreas administrativas e de gestão de recursos humanos.

Carreiras Profissionais:

No final da sua formação o estudante está habilitado a exercer qualquer função nas áreas de gestão educacional, designadamente:

i) Gestão de organizações educativas;

ii) Docência;

iii) Investigação;

iv) Assessoria, etc.

Mesmo sendo uma profissão orientada para as instituições ligadas à educação, o profissional também pode atuar em empresas do segundo e terceiro setor, prestando consultorias ou gerindo projetos relacionados com a educação. 

Plano de Estudos:

O Plano de Estudo está distribuído por quatro semestres. Os dois primeiros semestres incluem um conjunto de 4 (quatro) unidades curriculares cada, de frequência obrigatória e corresponde a parte letiva do curso. O terceiro e quarto semestres são para elaboração, orientada, da dissertação final.

O quadro seguinte indica as unidades curriculares e as respetivas ECTS, bem como as horas de trabalho.

1º Ano:

  • Teorias da Administração e Políticas Educativas
  • Planeamento em Educação
  • Direção e Gestão de Organizações Educativas e de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira de Organizações e Projetos
  • Metodologia da Investigação Científica
  • Tecnologia Educacional – Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
  • Avaliação, Supervisão Institucional e Qualidade Educacional
  • Comportamento Organizacional

2º Ano

  • Preparação, Realização e Discussão da Dissertação

 

Versão completa em PDF (VER)