Universidade do Mindelo integra rede de ciências de saúde da CPLP

A Universidade do Mindelo integra a direcção da nova Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que agrupa outras instituições de ensino de Portugal, Angola e Brasil. Uma das primeiras decisões da nova rede de ciências de saúde passa por realizar em Lisboa, em Março de 2017, uma "reunião magna" que contribua para a partilha de conhecimento e de experiências nesta área.

Jorge Conde, presidente Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Coimbra, vai ocupar o cargo de vice-presidente na nova Rede Académica. "O próximo passo é consolidar o que está feito, alargar a rede a outros países e outras instituições, e realizar uma primeira reunião magna aberta à participação da comunidade", relata Jorge Conde, que admite a que a Rede venha a crescer nos próximos seis meses com a adesão de novas instituições de ensino superior de países de língua oficial portuguesa.

Um dos objectivo é promover a cooperação científica na área das ciências da saúde entre instituições do ensino superior e centros de investigação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a rede assume como dos pilares fundadores o valor da cooperação, tendo como finalidade "afirmar-se como um instrumento facilitador da congregação de interesses científicos e académicos na comunidade de países da CPLP".

São membros da rede o Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), Angola, o Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, Rio de Janeiro, Brasil, a Universidade do Mindelo, S. Vicente, a CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL, a Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra, e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa.