O Reitor da Universidade do Mindelo


Professor Doutor Albertino Graça

CURRICULO RESUMIDO

Albertino Emanuel Lopes da Graça, nascido em 1959, licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra, Portugal, é o principal mentor (concepção e implementação) do projecto do Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça. Como Presidente da Instituição desde a sua fundação em 2002, concebeu e promoveu a passagem do IESIG à Universidade do Mindelo, projecto que vê concretizar-se.

Educação e Formação

  • 2006 - 2010 - Doutor em Ciências Económicas (Universidade de Oriente, Cuba)
  • 2004 - 2006 - Mestre em Gestão Desenvolvimento e Cooperação Internacional (Univ. Moderna, Portugal)
  • 1981 - 1985 - Licenciatura em Engenharia Mecânica (Universidade de Coimbra, Portugal)

Experiência Profissional

  • 2010 - Presente - Reitor da Universidade do Mindelo
  • 2002 - 2010 - Presidente do IESIG (Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça)
  • 1985 - 2002 - Diretor na ENAPOR SA.
  • 2002 - 2010 - Vereador na Câmara Municipal de São Vicente

Livros Publicados

  • 2014 - O Primeiro Doutoramento Honoris Causa em Cabo Verde
  • 2014 - Introdução ao Empreendedorismo e à Inovação
  • 2013 - Introdução à Investigação Científica
  • 2012 - Um Modelo de Gestão para Uma Universidade Empreendedora e Competitiva, O Caso da Universidade do Mindelo
  • 1998 - Jogo de Uril: Regras, Estratégias e Teorias
  • 1994 - Ribeira Bote: O Bairro e o Clube

Disciplinas Transversais que Habitualmente Leciona:

  • Introdução à Investigação Científica e Inovação
  • Introdução à Empreendedorismo

 

Mensagem do Reitor

Passaram oito anos desde a instalação oficial do Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça – IESIG. Oito anos de investimento, de crescimento, de iniciativa e de participação nas principais decisões estruturantes do ensino superior cabo-verdiano, com impacto sustentável.

Foi um percurso exemplar a todos os níveis. Soubemos investir e criar valor nas mais diversas áreas do ensino superior. Tivemos uma postura baseada nas boas práticas de gestão. Fomos os primeiros a desenvolver uma experiência de Universidade privada genuinamente nacional. Fomos os primeiros a arriscar um programa de doutoramento para os nossos docentes. Fizemos o nosso papel muito além daquilo que se poderia esperar de uma Instituição de Ensino Superior, sem passado académico ou outra experiência no domínio do ensino superior. Servimos de exemplo em muitas áreas, colaborámos profissionalmente com as instituições sempre que solicitados e tivemos sempre uma postura séria e uma visão de longo prazo a nível nacional.

De forma a honrar as linhas de força da nossa filosofia de ensino superior, estabelecemos acordos de parceria com universidades, escolas e outras instituições de ensino superior estrangeiras que contribuíram significativamente para vencermos os desafios a que nos propusemos.

Fruto do esforço de uma grande equipa envolvida neste processo, constituída por um corpo docente e discente muito ligados à instituição, com uma característica muito particular de vestir a camisola e com muita seriedade no trabalho, o IESIG soube fazer em tempo oportuno as transformações e adaptações necessárias para permanecer no patamar de qualidade e competitividade de gestão académica.

O incentivo que temos vindo a receber dos vários quadrantes, designadamente político, social, cultural e académico, é clarificador da dinâmica desta organização e das nossas apostas estratégicas.

Ousamos sonhar e acreditar que em Cabo Verde é possível fazer tão bem como em qualquer outro país. Sempre visionámos o futuro e, não obstante as limitações, pudemos dar forma e conteúdo ao nosso sonho e hoje, com muita emoção e orgulho, estamos cá para apresentar à população cabo-verdiana a Universidade do Mindelo.

Magnífico Reitor da Universidade do Mindelo
Professor Doutor Albertino Graça

Mensagem proferida aquando da transição IESIG - Universidade do Mindelo em Dezembro de 2010

A Reitoria da Universidade do Mindelo funciona no rés do chão do Bloco C da Universidade. Inaugurada em dezembro de 2013 comporta os Serviços Financeiros, gabinetes de Pró-reitores, sala de reuniões e o gabinete do Reitor.

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 08h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00

Contacto:
Rés do Chão Bloco C
Rua Patrice Lumumba, Caixa Postal - 648
2110 Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
 
Tel: +238 232 68 10
E-mail: reitor@uni-mindelo.edu.cv